SNS 24h
A FPAS estabeleceu uma parceria com os Serviços Partilhados do Ministério de Saúde e com a Altice para tornar o SNS 24 acessível aos Cidadãos Surdos.
Os cidadãos surdos podem contactar o SNS 24 através da videochamada. Noutro lado, estará sempre um intérprete, 24 horas por dia, 7 dias por semana, que fará a ponte com os profissionais de saúde. Desta forma, as pessoas surdas poderão ser mais autónomas, cuidar da própria saúde e da dos seus próximos, como filhos, pais ou amigos que precisem de ajuda. Desde que esta linha está acessível para a comunidade surda, o Cidadão Surdo tem a possibilidade de usufruir de dois serviços distintos:
1. Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento com enfermeiros, para qualquer situação de doença;
2. Serviço de Interpretação à distância e gratuito, para qualquer contexto de saúde, como consulta médica, internamento, análises e exames médicos, serviços administrativos ou contactos telefónicos com profissionais de saúde.
É fundamental que, quando fizerem o contacto, tenham sempre acessível o cartão de cidadão ou, no caso do doente ser outra pessoa, o dele. Será necessário o número de utente do SNS, que dará acesso a todos os dados e permitirá o correcto encaminhamento para os cuidados necessários.
Quando necessitar do serviço de interpretação, tenha também disponível o número de telefone do serviço de saúde que precise de contactar, para que o intérprete possa fazer a comunicação sem falhas, ouvindo diretamente o profissional de saúde através do telefone e comunicando com a pessoa surda através da videochamada.
O SNS24 não serve para situações de emergência, podendo, portanto, articular com o INEM em caso de necessidade.
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