Comunicado acerca da Assembleia Geral Extraordinária da EUD
No dia 27 de fevereiro de 2021, decorreu a Assembleia Geral Extraordinária da European Union for the Deaf (EUD), pela primeira vez em formato online.
Como delegados de Portugal, participaram nesta Assembleia o Presidente da FPAS, Pedro Costa, e a Vice-Presidente da FPAS, Shaiza Jethá.
Desta Assembleia, destacamos um ponto em especial: a EUD elaborou uma declaração, com contributos das várias Associações Nacionais de Surdos (NADs) de toda a Europa, para promover a Interseccionalidade e proteger a Diversidade na Comunidade Surda Europeia. Esta Declaração será divulgada em breve, após alterações definitivas.
Com esta Declaração, iremos trabalhar em constante colaboração com a EUD e com a Comunidade Surda do nosso país, para dar seguimento às várias temáticas que dizem respeito aos Direitos Humanos.
Neste momento, o maior ênfase tem sido dado à Comunidade Surda LGBTQIA+, dados os acontecimentos recentes. No mês de abril, a EUD irá organizar um workshop, aberto a todo o público, dedicado a este tema. A FPAS também se compromete a promover algo semelhante para a Comunidade Surda LGBTQIA+ Portuguesa.
Gostaríamos também de dar os parabéns à NAD do Luxemburgo, que é agora filiada da EUD.
Informamos ainda que o atual mandato da EUD, que deveria terminar em 2021, será prorrogado por mais um ano, dadas as condicionantes provocadas pela COVID-19.