Marco

MarcoReportagem Antena 1


Rádio pública quebra a “barreira do som” na Grande Reportagem Antena 1

Em Portugal, estima-se que possam existir entre 100 a 150 mil pessoas surdas ou com deficiência auditiva. São milhares de pessoas que não têm acesso ao meio rádio.

Em 2021, a Antena 1 quer quebrar essa “barreira do som”. A equipa da Informação da rádio pública acredita que a missão de serviço público deve procurar ser o mais inclusiva e abrangente possível. Por isso, todas as grandes reportagens produzidas a partir deste ano, vão passar a estar disponíveis online em Língua Gestual Portuguesa e com legendagem, na plataforma RTP Play e nas redes sociais da Antena 1.

No arranque deste projeto e na primeira grande reportagem Antena 1 deste ano, vamos escutar os desafios e as dificuldades que um jovem surdo tem enfrentado, desde que entrou para o ensino superior, há cerca de três meses. Marco tem 21 anos, foi sempre feliz e autónomo, mas em outubro do ano passado viveu “a pior semana” da sua vida. Este trabalho jornalístico permite que, através da história de Marco, todos os ouvintes possam entender melhor quem vive num mundo de silêncio, ou perto disso.

"Marco" é uma grande reportagem da jornalista Rita Colaço, com sonoplastia de Paulo Cavaco que será emitida pela Antena 1 na terça-feira, 12 de janeiro, pelas 10H15, ficando disponível em podcast e nas diferentes plataformas digitais do grupo RTP, em áudio legendado e língua gestual portuguesa.

 

O link da Grande Reportagem Antena1 para mais informações/novidades:
https://www.facebook.com/grandereportagemAntena1